PS aumenta obrigações de informação para acesso aos vistos Gold

  • Lusa
  • 16 Novembro 2018

Socialistas apresentam hoje uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado em que querem tornar obrigatório que os requerentes de vistos gold tenham de apresenta mais informação.

O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado tornando obrigatório que os requerentes de vistos Gold apresentem às autoridades portuguesas dados fiscais sobre número de identidade e de residência no país de origem.

Esta medida, segundo a proposta da bancada socialista, à qual a agência Lusa teve acesso, “visa assegurar mecanismos de transparência“, evitando que as Autorizações de Residência para Investimento, mais conhecidos por vistos Gold, sejam “exclusiva ou principalmente dirigidas a obter vantagens fiscais indevidas por meios artificiosos em território português”.

A medida preventiva, lê-se no diploma, destina-se também a evitar situações idênticas em outras jurisdições com as quais Portugal tenha assumido compromissos de troca de informação para finalidades fiscais.

Na proposta de aditamento apresentada pelo PS ao diploma do Governo de Orçamento do Estado para 2019, a bancada socialista alega que este passo passa a permitir que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) recolha junto dos requerentes de ‘vistos Gold’ dados “sobre números de identificação fiscal e residência fiscal que disponham nas jurisdições de origem”.

Esta proposta, acrescenta o PS, tem ainda como objetivo “facilitar a interconexão” daqueles dados entre o SEF e a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS aumenta obrigações de informação para acesso aos vistos Gold

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião