Bitcoin continua a afundar. Perde quase um terço do valor em apenas uma semana

A criptomoeda tem estado sobre pressão nas últimas sessões. Negoceia já abaixo da fasquia dos 4.500 dólares, perante o sell-off que afeta as moedas digitais.

A bitcoin volta a estar sob pressão nesta terça-feira. Depois de ter quebrado a fasquia dos 5.000 dólares, na segunda-feira, a criptomoeda já negoceia abaixo dos 4.500 dólares, elevando para cerca de um terço o valor de mercado perdido no espaço de uma semana. As restantes moedas virtuais estão a afundar.

A bitcoin desliza 6,1%, para os 4.440 dólares, tendo chegado aos 4.394 dólares, o valor mais baixo em mais de um ano (8 de outubro de 2017), sofrendo os efeitos de um sell-off que atinge as moedas digitais em resultado de disputas internas que já levaram à divisão da maior moeda digital do mundo e também por um maior aperto da regulação. No espaço de uma semana já perdeu 29,7% do seu valor.

Bitcoin em queda na semana

Fonte: Reuters

Depois de confrontos internos sobre a forma de resolver problemas de escala da bitcoin terem levado a uma divisão (conhecida como hard fork), em agosto do ano passado, programadores e mineiros continuam sem concordar sobre o futuro da criptomoeda.

A bitcoin cash (que resultou da divisão realizada no ano passado) começou a agendar duas atualizações de protocolo por ano. A última atualização, marcada para 15 de novembro, foi interrompida devido a problemas de compatibilidade.

Os problemas com a atualização foram uma das razões para o tombo do valor do mercado de moedas virtuais na primeira sessão desta semana, voltando a ditar tombos para as principais criptomoedas. Para além do deslize sofrido pela bitcoin, a sessão desta terça-feira fica marcada por quedas acentuadas também por parte da Ethereum, que recua 10%, e da Ripple, que cai 13%.

A castigar o setor está ainda a decisão da Securities and Exchange Commission (SEC) norte-americana de aplicar as primeiras penalizações civis a empresas de criptomoedas. Na passada sexta-feira, o regulador dos mercados dos EUA aplicou multas de 250 mil dólares às empresas Airfox e Paragon Coin por terem lançado Inicial Coin Offerings (ICO) sem autorização oficial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bitcoin continua a afundar. Perde quase um terço do valor em apenas uma semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião