Hoje nas notícias: Bancários na escola, touradas e mais-valias

  • ECO
  • 22 Novembro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Mais de 27 mil bancários regressam à escola. O objetivo é receberam formação para poderem dar crédito, uma medida que decorre da diretiva do crédito hipotecário, que entrou em vigor em janeiro. Na Assembleia da República preparam-se as propostas do PS, PSD e CDS para a redução do IVA nas touradas para 6%. Uma medida que, apesar da maioria que a defende poderá não passar. É que as propostas são todas diferentes. Isto no dia em que se sabe que foram recuperados 450 mil postos de trabalho mas que os salários estão congelados há cinco anos. A deputada do BE, Mariana Mortágua quer um entendimento entre os partidos sobre as mais-valias e o secretario de estado da internacionalização defende o investimento chinês. “Num momento agudo para Portugal foram os chineses que vieram a jogo”, diz Brilhante Dias.

Maioria da AR é a favor, mas a redução de IVA nas touradas pode não passar

Apesar do PSD, PCP e PS proporem a redução do IVA nas touradas para os 6%, a redução pode não ser aprovada na Assembleia da República. É que as três propostas apresentadas são diferentes e portanto serão precisos entendimentos entre os partidos para que o IVA nas touradas seja reduzido. Já o Bloco de Esquerda rejeita a redução do IVA para as touradas, mas quer baixar o imposto para festivais e cinemas. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Mais de 27 mil bancários vão à escola para poderem dar crédito

Os bancários vão à escola. O objetivo é receberem formação que os habilite a conceder crédito à habitação. Neste momento, existem quatro entidades certificadas pelo Banco de Portugal para ministrar o curso que deve ter a duração mínima de 25 horas e que é uma exigência que decorre da diretiva do crédito hipotecário, que entrou em vigor em janeiro. O curso terá início em março de 2019. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Mortágua: “Partidos têm de se entender na tributação das mais-valias”

A deputada do Bloco de Esquerda defende que Portugal está mais bem preparado para uma crise futura do que em 2015 e adianta que “o que prepara o país para uma crise são bons serviços públicos”. Sobre a questão da tributação das mais-valias considera que houve uma estratégia deliberada do PS e do Governo de descredibilizar o BE. Mortágua deixa mesmo um alerta: “partidos têm de se entender na tributação das mais-valias”. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Emprego cresce mas salários estão congelados há cinco anos

Apesar de terem sido recuperados 450 mil postos de trabalho, os que entraram ganham menos do que os que saíram. Entre os setores que pagam piores salários estão os que têm maior oferta. As conclusão são do estudo do Observatório sobre Crises. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

“Num momento agudo para Portugal foram os chineses que vieram a jogo”

O secretário de Estado da Internacionalização critica os parceiros europeus e deixa elogios à China, para dizer que mais investimento das empresas chineses é bem-vindo. O secretário de Estado aproveita para dizer que a emissão de títulos da dívida em moeda chinesa pode estar para breve. “Diversificar as fontes, reduzir risco e ter mais atores com títulos de dívida portuguesa”, explica o governante.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Bancários na escola, touradas e mais-valias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião