Construtora Elevo com salários em atraso. Há quadros que já se despediram

Gilberto Rodrigues, presidente da Nacala Holding, detentora do grupo Elevo, estará a negociar um processo de recapitalização com o BCP. A promessa é que os "salários sejam pagos paulatinamente".

O grupo Elevo, detido pela Nacala Holdings, que absorveu as construtoras Edifer, Monte Adriano,Hagen, e Eusébios, está a viver dias difíceis. A empresa tem salários em atraso, sabe o ECO. Segundo fontes bem colocadas junto da construtora, haverá casos em que o atraso nos vencimentos chega mesmo aos cinco meses.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção confirma que o grupo liderado por Gilberto Rodrigues tem sentido algumas dificuldades em pagar os salários aos funcionários. O grupo Elevo tem em Portugal, entre 450 a 550 trabalhadores. Já Reis Campos, presidente da AICCOPN, contactado pelo ECO, disse conhecer a situação pelo sindicato. Contactada, a construtora não se pronunciou sobre a situação.

Albano Ribeiro, presidente do sindicato adianta que “o grupo negociou com o BCP, um acordo de recapitalização tendo em vista a regularização da situação”. O sindicato tem mesmo a garantia de que mal o acordo com a banca avance, o grupo Elevo “irá pagar os salários paulatinamente“. Mas, adianta Albano Ribeiro, “há quadros superiores e intermédios que já se despediram devido à situação“.

De resto, adianta Albano Ribeiro, ” a situação não é igual para todos [os trabalhadores da empresa], pois sabemos que o grupo tem vindo a pagar a uns trabalhadores em detrimento de outros”.

Para Albano Rodrigues esta situação de desigualdade dentro da empresa “não se pode verificar, não se pode pagar a uns e não pagar a outros”. E acrescenta: “temos conhecimento que em algumas obras os trabalhadores foram pagos e noutras não”.

Albano Ribeiro sublinha que tem vindo a falar com Gilberto Rodrigues e que sempre que o sindicato intervém têm acontecido pagamentos. Uma das obras em que isso se verificou foi na obra do Bolhão, onde a Elevo também está presente, adiantou o responsável sindical.

O presidente do sindicato refere que há cerca de uma semana que não é contactado por nenhum funcionário, mas deixa o alerta, se a situação se mantiver “iremos avançar com um plenário geral, podendo avançar para uma concentração de trabalhadores à porta da empresa”.

O grupo Elevo, que era detido pelo Fundo Vallis, foi comprado em setembro de 2017, pela Nacala Holding, empresa detida por dois ex-administradores do grupo Mota-Engil, Gilberto Ribeiro e Pedro Antelo, por 90 milhões de euros. A Nacala não ficaria por aqui em matéria de compras, tendo adquirido em dezembro de 2017 a Opway e já este ano adquiriu a Ramos Catarino.

Na altura da compra, a Nacala anunciava que a ambição era fazer crescer a empresa. Pedro Antelo, em declarações ao ECO referia que: “a nossa preocupação não é ter grandes volumes de negócios, mas sim sermos mais rentáveis tendo bons volumes de faturação. Daqui a cinco anos podemos estar a duplicar o volume de faturação para os 900 milhões de euros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Construtora Elevo com salários em atraso. Há quadros que já se despediram

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião