Ministro das Finanças francês abandona Eurogrupo para reunião de urgência em Paris

Razão não é conhecida, mas acontece após um fim de semana que ficou marcado por violentos protestos do movimento dos "coletes amarelos", sobretudo por desacatos em Paris.

O ministro das Finanças de França, Bruno Le Maire, foi obrigado a abandonar esta segunda-feira o encontro do Eurogrupo, em Bruxelas, para regressar a Paris. O governante terá sido chamado de urgência para uma reunião em Paris, segundo confirmou um oficial francês à agência Reuters.

A fonte oficial citada pela Reuters não especificou qual a razão para a “reunião muito importante” que levou Le Maire a deixar os homólogos da Zona Euro, mas acontece depois de um fim de semana de confrontos no país.

O fim de semana ficou marcado em França por violentos protestos do movimento dos “coletes amarelos”, sobretudo por desacatos em Paris e por atos de vandalismo no Arco do Triunfo. Os últimos dados sobre sábado, citados pela Lusa, indicam que 136 mil pessoas se juntaram à mobilização dos “coletes amarelos” e que houve 263 feridos.

No domingo, um condutor motorista morreu em Arles (sudeste de França) depois de embater num veículo pesado numa fila de trânsito provocada por uma coluna de ‘coletes amarelos’. Este acidente aumentou para três o número de mortes relacionadas com os protestos iniciados há três semanas por pessoas que envergam coletes amarelos florescentes.

O primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, iniciou esta segunda-feira uma ronda de reuniões para receber os chefes dos partidos políticos e procurar uma saída para a crise dos “coletes amarelos”, que continuam em protesto em diferentes partes do país.

Bruno Le Maire irá regressar após a reunião ao Eurogrupo, que será marcado pelo ‘chumbo’ do plano orçamental de Itália e a aprovação de um pacote alargado de medidas que permita fazer avançar o processo da reforma da zona euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro das Finanças francês abandona Eurogrupo para reunião de urgência em Paris

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião