Fitch mantém rating da EDP abaixo da nota dada a Portugal

A Fitch, que recentemente colocou o rating da Brisa em "A-", manteve a notação da EDP em "BBB-", o primeiro nível fora de "lixo".

A Fitch decidiu manter a notação atribuída à elétrica liderada por António Mexia. Não mexeu do rating de “BBB-“, deixando a empresa portuguesa, que está a ser alvo de OPA por parte da China Three Gorges, com uma classificação um nível abaixo daquela que confere a Portugal.

“A Fitch manteve a notação de rating de longo prazo de ‘BBB-‘ e de curto prazo de ‘F3’ da EDP e da EDP Finance BV, bem como a de
‘BB’ para instrumentos representativos de dívida subordinada”, refere a EDP em comunicado enviado à CMVM. E “afirmou a notação de rating de longo prazo de ‘BBB-‘ e de curto prazo de ‘F3’ da EDP España.

A EDP diz que “a afirmação da notação de rating reflete a posição de liderança da EDP em Portugal, o peso significativo das atividades reguladas e quasi-reguladas bem como o nível de alavancagem financeira da empresa”.

“O outlook foi também mantido em ‘estável’”, o que significa que, em breve, a empresa liderada por António Mexia não deverá ver a notação revista, nem para cima, nem para baixo. Assim, a EDP manterá um diferencial de um nível face ao soberano, Portugal, que tem uma classificação de “BBB”, dois níveis acima de “lixo”.

Melhor que o país, e sendo mesmo a única empresa portuguesa a ter atualmente um rating na categoria de “A”, só mesmo a Brisa, que viu a sua notação revista em alta pela Fitch. A nota subiu para “A-“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch mantém rating da EDP abaixo da nota dada a Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião