Marcelo: “2016 é um ano histórico para o turismo”. Mas não pode ser “epifenómeno”

É preciso apostar na "diferenciação, na qualidade, na formação, na inovação, na promoção do património natural e cultural", defende o Presidente da República.

O ano que está quase a terminar foi “histórico” para o turismo, mas é preciso assegurar que o crescimento será sustentado. A mensagem é de Marcelo Rebelo de Sousa e foi transmitida no 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo.

“2016 é um ano histórico para o turismo português. Os números que conhecemos são francamente positivos, mas o mais importante é assegurar que não se trata de um epifenómeno, fortalecendo as bases para um crescimento a ritmo forte e sustentado em todo o território nacional e em todas as épocas do ano”, transmitiu o Presidente da República, numa mensagem escrita que foi lida por Cristina Siza Vieira, diretora executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

Para isso, sublinhou, é preciso apostar na “diferenciação, na qualidade, na formação, na inovação, na promoção do património natural e cultural”.

No fim, “o desafio da subida na cadeia de valor e da reinvenção deste setor passa por funcionarmos melhor em rede, em sinergia com outros setores da economia e sociedade e com uma visão estratégica para o turismo e para a cultura — não só devido ao peso crescente do turismo no PIB e nas exportações, mas também pelo efeito na auto-estima do povo e no maior orgulho nos produtos e serviços feitos em Portugal”.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou ainda que já “há motivos para estarmos confiantes no futuro“, mas que os recordes alcançados trazem aos operadores do turismo “uma responsabilidade acrescida para que o aumento da receita se traduza em melhoria contínua na gestão, na formação e ainda melhor serviço”.

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