Depois dos protestos, ministro das Finanças francês quer acelerar a redução de impostos

  • Lusa
  • 10 Dezembro 2018

O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, mostra-se contra o fim do aumento do imposto sobre as pensões. Mas está "totalmente aberto a uma aceleração da baixa de impostos".

O ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, mostrou-se esta segunda-feira favorável a uma aceleração da baixa de impostos em França, mas opôs-se ao fim do aumento do imposto sobre as pensões.

“Estou totalmente aberto a uma aceleração da baixa de impostos”, disse o ministro em declarações à RTL. “Quero que aceleremos a redução de impostos e de taxas”, acrescentou.

Le Maire disse ainda esperar fechar o plano de financiamento para a recuperação da Ascoval, fábrica do norte em risco de insolvência, durante uma reunião esta segunda-feira em Bercy com o comprador franco-belga Altifort e os eleitos locais.

“Acho que poderemos concluir este plano de financiamento esta segunda-feira com os compradores e todos os representantes locais eleitos (…) que participarão da reunião que dirijo no Ministério das Finanças”, assegurou o governante.

Em declarações à RTL, Le Maire disse ainda: “Se fecharmos o plano de financiamento hoje, vamos apresentá-lo ao Tribunal de Comércio de Estrasburgo e a recuperação do Ascoval pela Altifort pode avançar”. O ministro disse ainda que o estado está pronto para investir na operação, tanto quanto o comprador.

“O Estado disponibilizará, como se comprometeu, a quantia com que o comprador Altifort está disposto a avançar. Se a Altifort colocar 25 milhões de euros de investimentos, o Estado acompanhará esses 25 milhões”, explicou.

A Ascoval, siderurgia de Saint-Saulve, está à espera de um comprador desde a liquidação, em fevereiro de 2018, do grupo Asco Industries, a quem a Vallourec vendeu 60% da fábrica. Os 281 funcionários da empresa aguardam agora uma decisão judicial sobre a proposta de aquisição da Altifort. Segundo anunciou em novembro a câmara comercial do Tribunal de Estrasburgo, esta decisão deve acontecer na quarta-feira, 12 de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois dos protestos, ministro das Finanças francês quer acelerar a redução de impostos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião