Centeno sobre juros: “Temos de estar preocupados”

  • Margarida Peixoto
  • 18 Novembro 2016

O ministro das Finanças reconheceu que o Governo tem de se preocupar com os custos de financiamento do Estado. As declarações foram feitas numa altura em que os juros da dívida já vão em 3,8%.

Mário Centeno, ministro das Finanças, reconheceu esta sexta-feira na Assembleia da República que o Governo tem de se preocupar com os custos de financiamento do Estado. As declarações do ministro chegam no final de uma semana marcada pela tendência de subida dos juros da dívida pública portuguesa: na sessão de hoje, os juros superaram os 3,8%, batendo máximos de fevereiro.

O ministro das Finanças respondia à deputada bloquista, Mariana Mortágua, durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado: “Já tenho referido a preocupação que temos de ter com os custos de financiamento do Estado”, disse. “Essa estratégia passa por cumprir com os compromissos, credibilizar a estratégia orçamental para o país e fazer isto construindo um Estado social mais forte”, frisou.

Os custos de financiamento e o seu peso no Orçamento do Estado foram um dos avisos deixados pela Comissão Europeia esta quarta-feira, depois de validar o Draft Budgetary Plan. Num documento de trabalho sobre a decisão, os peritos de Bruxelas notam que uma potencial subida dos juros constitui um “risco significativo” para a economia portuguesa.

Desde que a Presidente da Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen, reforçou a probabilidade de uma subida dos juros nos Estados Unidos já na próxima reunião do banco central, os juros têm vindo a subir no mercado secundário. Na sessão desta sexta-feira, bateram máximos de fevereiro, superando os 3,8%.

Na sua intervenção de abertura do debate, Mário Centeno tinha frisado que “a confiança das instituições internacionais” permite que o país se financie “com taxas negativas nas maturidades mais curtas”, mas sobre as mais longas disse apenas que a tendência que se regista está “em linha com a evolução de outros países”. Os juros têm subido de forma generalizada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno sobre juros: “Temos de estar preocupados”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião