Até novembro, bancos deram mais crédito para comprar casa que no total de 2017

Os 822 milhões de euros concedidos naquele mês estendem para 8,9 mil milhões de euros o crédito dado no acumulado do ano, acima dos 8,3 mil milhões disponibilizados no total do ano de 2017.

A concessão de crédito para a compra de casa voltou a acelerar em novembro. O montante concedido naquele mês pelos bancos nacionais estende para 8,9 mil milhões de euros o crédito dado no acumulado do ano. Este valor supera já o total do crédito à habitação disponibilizado no total do ano de 2017.

Dados divulgados pelo Banco de Portugal nesta terça-feira mostram que, em novembro, os bancos nacionais disponibilizaram 822 milhões de euros em empréstimos para a compra de casa. Tratou-se do segundo mês consecutivo em que a concessão deste tipo de crédito aumentou, após três meses consecutivos de quebras.

Esse valor eleva, para 8.932 milhões de euros, o total do crédito para a compra de casa disponibilizado no acumulado do ano. Ou seja, supera já os 8.259 milhões de euros concedidos na totalidade do ano anterior.

Crédito da casa volta a crescer em novembro

Fonte: Banco de Portugal

Os últimos dados sinalizam assim uma inversão de rumo face à tendência decrescente registada desde que, em julho, entraram e vigor as recomendações da entidade liderada por Carlos Costa que visam colocar um travão na concessão de crédito às famílias, e em particular para a aquisição de casa.

Face ao período homólogo, os 822 milhões de euros em empréstimos para a casa concedidos em novembro, representam também uma tendência crescente. Em novembro de 2017, os bancos deram 783 milhões de euros. Ou seja, um aumento de 5%.

Consumo e outros fins também já batem valores de 2017

No que respeita ao crédito ao consumo, o mês de novembro foi marcado por uma tendência decrescente. Naquele mês, os bancos deram 382 milhões de euros com esse fim. Ou seja, menos 3,8%. Em termos homólogos, a tendência também foi de quebra nessa finalidade de financiamento. Em novembro de 2017, foram concedidos 418 milhões de euros.

Tal não impediu contudo que o valor disponibilizado no acumulado dos 11 meses de 2018 também tenha superado a concessão registada em todo o ano anterior. Em 2017, foram disponibilizados 4.264 milhões de euros em empréstimos para consumo, acima dos 4.225 milhões concedidos entre o início de 2018 até ao final de novembro.

No que respeita aos empréstimos com outros fins, foram concedidos 148 milhões de euros em novembro, menos 3,9% quando comparado com o mês anterior e 2% aquém do registo do mesmo mês de 2017. No acumulado dos 11 meses do ano, os empréstimos com esse fim ascendem a 1.642 milhões de euros, acima dos 1.922 milhões registados na totalidade do ano.

De forma agregada, as famílias portuguesas foram buscar à banca 14.838 milhões de euros entre o início de janeiro e o fim de novembro. Este valor representa um aumento de 14% face ao período homólogo e bate também os 14.450 milhões disponibilizados às famílias na totalidade de 2017.

(Notícia atualizada às 11h45 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Até novembro, bancos deram mais crédito para comprar casa que no total de 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião