ERSE alerta para “más práticas” nas alterações à duração dos contratos de eletricidade

O regulador alerta os consumidores para a "má prática" dos fornecedores de eletricidade em alterarem a duração dos contratos, introduzindo um período de fidelização.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos — ERSE está a alertar os consumidores para as alterações da duração dos contratos por parte dos fornecedores de eletricidade. De acordo com o regulador, trata-se de uma “má prática” em que o fornecedor informa o cliente desta alteração e, na ausência de uma resposta rápida, “o fornecimento será interrompido”.

“O seu fornecedor de eletricidade comunica-lhe que vai alterar unilateralmente a duração do contrato, introduzindo um período de fidelização, e que, se num curto espaço de tempo a não aceitar, o fornecimento será interrompido”, alerta a ERSE.

Mas isto não é feito de forma correta. Assim, a entidade alerta o consumidor para confirmar se o contrato prevê a possibilidade de o fornecedor fazer esta alteração, “sem a sua aceitação expressa”.

No caso de haver esta possibilidade e o consumidor não ter rejeitado a tempo esta alteração contratual, ficando vinculado a um período de fidelização, esta alteração “pode ser considerada abusiva”. Isto porque o consumidor tem direito a saber destas alterações num “prazo razoável” e, nesta situação, tem três opções: aceita a duração do contrato, muda de fornecedor ou rejeita a alteração, cessando o contrato.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ERSE alerta para “más práticas” nas alterações à duração dos contratos de eletricidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião