Brasil. Governo quer recuperar transporte ferroviário e anuncia concessão de três novas linhas

  • Lusa
  • 20 Janeiro 2019

O recém-empossado Governo do Brasil quer avançar com a recuperação do transporte ferroviário e anunciou o lançamento de contratos de concessão para três novas linhas ferroviárias.

O recém-empossado Governo do Brasil quer avançar com a recuperação do transporte ferroviário naquele país e anunciou este fim de semana o lançamento de contratos de concessão para três novas linhas ferroviárias, noticiaram hoje as agências internacionais.

A medida do executivo de Brasília foi avançada, no sábado à noite, pelo ministro das Infraestruturas brasileiro, Tarcísio Gomes de Freitas, na rede social Twitter.

Com estas ações, a participação ferroviária na rede de transportes deve duplicar até 2025“, afirmou o ministro num vídeo publicado no Twitter, que foi partilhado pelo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Tarcísio Gomes de Freitas informou que em março será lançada uma concessão na linha Norte-Sul, que pretende unir o município de Porto Nacional, no estado de Tocantins, ao município de Estrela d’Oeste, no estado de São Paulo.

Entre o ano corrente e o início de 2020, serão lançadas outras duas concessões: uma com o objetivo de promover o agronegócio do estado de Mato Grosso (centro-oeste) e outra na Baía (nordeste), que ligará o interior daquele estado ao Porto de Ilhéus.

Paralelamente, o Governo quer obter a prorrogação antecipada dos contratos de concessão em vigor para conseguir mais recursos e assim utilizar esses meios para “construir novos segmentos” ferroviários no Brasil, onde as vias rodoviárias continuam a ser o meio de transporte mais utilizado.

O ministro precisou que o objetivo é recuperar o espaço do transporte ferroviário no Brasil e dessa forma reduzir o número de camiões nas estradas e tornar mais eficiente o transporte de mercadorias no país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brasil. Governo quer recuperar transporte ferroviário e anuncia concessão de três novas linhas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião