Maiores restrições no acesso levam pensões por invalidez a cair para metade em 17 anos

  • ECO
  • 26 Janeiro 2019

Em dezembro de 2001, cerca de 357 mil pessoas em Portugal recebiam esta prestação social. Já no final de 2018, o número caiu para cerca de 176 mil, segundo escreve o Público.

O número de pensões de invalidez atribuído em Portugal tem vindo a cair nas últimas décadas, de acordo com dados da Segurança Social, citados este sábado pelo jornal Público. Os especialistas contacto pelo diário apontam para maiores dificuldades de acesso como principal razão para a tendência.

Em dezembro de 2001, cerca de 357 mil pessoas em Portugal recebiam esta prestação social. Já no final de 2017, o número caiu para 230 mil e, em dezembro do ano passado, para cerca de 176 mil. Em 17 anos, a quebra foi de 49%, segundo escreve o Público.

Temos noção do maior aperto das condições de acesso às pensões”, explicou Ana Cardoso, investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES/IUL), em declarações ao jornal. A investigadora afirmou que “com base na observação” dos casos analisados pelo centro, avança algumas hipóteses para a tendência.

Apesar de não se apoiar em nenhum estudo, o trabalho direto desenvolvido pelo CIES/IUL indica que as razões se prenderão “com o desenvolvimento, por um lado, e a crise, pelo outro”. Por um lado, considera que os critérios do próprio Instituto da Segurança Social “restringem mais o acesso” a pensões por invalidez.

Por outro, “houve uma evolução da própria sociedade”, afirmou. “Temos de ter em conta um fator que tem que ver com a melhoria das próprias condições de higiene e segurança no trabalho”. Estas melhorias contribuíram para uma diminuição de acidentes mais graves em profissões de alto risco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Maiores restrições no acesso levam pensões por invalidez a cair para metade em 17 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião