Só haverá pacto comercial com a China após reunião com Xi Jinping, diz Trump
Donald Trump diz que as negociações entre as duas maiores economias do mundo estão a correr bem, mas que não haverá qualquer acordo até se encontrar com o presidente chinês.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, disse esta quinta-feira que as negociações comerciais com a China estão a decorrer “com boa fé”, mas que não haverá qualquer acordo até que se encontre com o Presidente chinês, Xi Jinping.
“Os principais negociadores da China estão nos EUA em reuniões com os nossos representantes, as reuniões estão a correr bem, com boa fé e espírito de ambos as partes”, escreveu hoje Trump, na sua conta de Twitter. Mas acrescentou que “nenhum acordo final será alcançado” até que se encontre com Xi Jinping, “para discutir e acordar as questões mais difíceis”.
Tweet from @realDonaldTrump
O encontro entre os dois presidentes deverá acontecer em breve, mas na quarta-feira o representante de Comércio Externo dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, já recebeu o vice-primeiro-ministro da China, Liu He, numa nova ronda de negociações bilaterais, que ainda decorre, destinada a evitar uma escalada na guerra comercial desencadeada pela imposição de taxas adicionais nos produtos transacionados.
Trump colocou a data de 1 de março como prazo limite para chegar a um acordo com a China, caso contrário prometeu elevar as tarifas aplicadas às importações chinesas no valor de 200.000 milhões de dólares, dos atuais 10% para 25%.
As conversas vêm num momento complicado nas relações entre Washington e Pequim, depois de o Departamento de Justiça dos EUA ter anunciado esta semana a apresentação de acusações formais contra a chinesa Huawei, acusada de fraude bancária pela violação de sanções contra o Irão e pelo roubo de segredos comerciais. O Departamento de Justiça norte-americano também solicitou a extradição da diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, que está detida no Canadá a pedido das autoridades norte-americanas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Só haverá pacto comercial com a China após reunião com Xi Jinping, diz Trump
{{ noCommentsLabel }}