Barragens ultrapassam carvão na eletricidade da EDP. Produção aumentou 3%

Dados provisórios da operação da EDP no ano passado indicam aumento da produção e da capacidade instalada. Resultados são divulgados a 12 de março.

A produção de eletricidade da EDP subiu 3%, em 2018, para 72.054 Gigawatts por hora (GWh). A energia renovável cresceu 22%, com as barragens a ultrapassarem pela primeira vez o carvão, de acordo com os dados provisórios divulgados pela empresa, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A capacidade instalada também cresceu, 1% para 27,1 GW, sendo que toda a nova capacidade nos últimos 12 meses foram parques eólicos, maioritariamente na América do Norte.

“A produção eólica subiu 2%, com o aumento da capacidade a compensar os menores fatores de utilização”, afirmou a empresa, sobre a fonte de produção de eletricidade que se mantêm como principal para a empresa. “A produção hídrica subiu 70%, com recursos hídricos mais elevados na Península Ibérica e Brasil”, refere o comunicado.

O volume de eletricidade distribuída pela EDP cresceu em todos os mercados, com Portugal a aumentar 2,6% em 2018 face a 2017, “impulsionado sobretudo pelo segmento residencial, e pelo Brasil com uma subida de 3,1%”, explicou. Em Espanha, a subida foi mais ligeira (0,6%) e no Brasil mais forte (3,1%).

No final de dezembro, a EDP tinha 4,1 milhões de clientes em Portugal, o que representa uma quebra de 52 mil clientes (-1,3%) face ao período homólogo. No gás, aumentou 0,3% o número de clientes portugueses para 659 mil. O preço médio da eletricidade no mercado ibérico aumentou 10% para 57,3 euros por megawatt por hora.

Os resultados da EDP relativos a 2018 vão ser divulgados no dia 12 de março, antes da abertura da bolsa, e na mesma manhã, irá apresentar uma atualização da estratégia. Nos primeiros nove meses do ano passado, os lucros da empresa liderada por António Mexia totalizaram 297 milhões de euros, menos 74% que no período homólogo, prejudicados por provisão extraordinária de 285 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barragens ultrapassam carvão na eletricidade da EDP. Produção aumentou 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião