Marcelo faz apelo genérico a que se pese o custo social das paralisações

  • Lusa
  • 1 Fevereiro 2019

O Presidente da República fez um apelo genérico a que se pese o custo social das paralisações, sobretudo quando são muito longas. Marcelo recusou comentar greve dos enfermeiros.

O Presidente da República fez hoje um apelo genérico a que se pese o custo social das paralisações, sobretudo quando são muito longas, depois de questionado sobre a nova greve dos enfermeiros, que recusou comentar em concreto.

À saída da apresentação de um livro no Palácio Foz, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa falou “genericamente” para quem exerce “o seu legítimo direito de greve”, considerando que “devem pensar, sobretudo quando se trata de processos muito longos no tempo, a vantagem que retiram do ponto de vista da defesa dos seus direitos e a desvantagem que se traduz na reação dos portugueses que são mais diretamente atingidos nesses processos“.

“Devem permanentemente ter presente essa balança, esse equilíbrio, que tem dois pratos: um prato é o exercício legítimo do direito à greve, o outro é o custo social sofrido por, nalguns casos, muitos milhares de portugueses. Isso penso que deve ser ponderado permanentemente por quem exerce um direito desses”, reforçou.

um prato é o exercício legítimo do direito à greve, o outro é o custo social sofrido por, nalguns casos, muitos milhares de portugueses. Isso penso que deve ser ponderado permanentemente por quem exerce um direito desses

Marcelo Rebelo de Sousa

Antes, a comunicação social perguntou ao chefe de Estado se concorda com o primeiro-ministro, António Costa, que classificou de “greves selvagens” e “absolutamente ilegais” as paralisações dos enfermeiros nos blocos cirúrgicos de sete centros hospitalares que começaram na quinta-feira e estão convocadas até 28 de fevereiro.

Nunca me pronuncio sobre greves específicas, ou sobre movimentos específicos ou processos sociais específicos e, portanto, não vou comentar”, respondeu Marcelo Rebelo de Sousa.

Interrogado sobre a possibilidade de o Governo recorrer à justiça para esclarecer se o ‘crowdfunding’ que suporta estas paralisações é legal ou de vir a recorrer à requisição civil, o Presidente da República recusou novamente “comentar um processo concreto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo faz apelo genérico a que se pese o custo social das paralisações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião