PS e PSD abrem espaço para a regionalização

  • ECO
  • 2 Fevereiro 2019

O ministro Eduardo Cabrita não fecha a porta a à regionalização, mas reforça que pretende evitar os “erros do passado”. Álvaro Amaro assume que o Partido Social Democrata pretende regionalizar.

Tanto o Partido Socialista (PS) como o Partido Social Democrata (PSD) parecem estar dispostos a negociar o tema da regionalização. Passados vinte anos do chumbo ao primeiro referendo que tinha como finalidade dividir o país por regiões, os dois partidos preparam novamente terreno, admitindo que a descentralização do país passará efetivamente por um processo de regionalização.

Segundo avança este sábado o semanário Expresso (acesso pago), o social democrata Álvaro Amaro, um dos responsáveis pela negociação do acordo político com o Governo, assume que o PSD e o seu líder Rui Rio pretendem regionalizar. “A melhor forma de defender a causa da regionalização é falar nela depois de devidamente estudada”, disse. “Por isso, a constituição da comissão foi algo muito sério que eu e Rui Rio propusemos e tenho muita expectativa [em relação aos resultados]”, acrescentou o porta-voz para a área da Reforma do Estado, Autonomias e Descentralização do Conselho Nacional Estratégico do PSD.

Do lado do Governo, também não se fecha a porta à regionalização. Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, diz que a organização regional do Estado é o próximo passo do processo. Ainda assim, Eduardo Cabrita, que em 1988 foi um dos responsáveis socialistas pela defesa do “sim” no referendo, afirma que quer evitar os erros cometidos no passado, que levaram a que a primeira tentativa falhasse.

O tema deve “ser colocado na próxima legislatura”, assumiu, referindo que a descentralização “não se esgota” no processo de transferência de competências para as câmaras municipais que agora decorre. É preciso ir mais longe e preparar o processo “de uma forma serena, sem tabus nem dogmas” para que “não se cometam erros sobre estes temas como foram cometidos noutros tempos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PS e PSD abrem espaço para a regionalização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião