Bank Millennium aumenta lucros. Não vai pagar dividendos ao BCP

O Bank Millennium, controlado pelo BCP, não vai entregar dividendos a Miguel Maya. Justificação é a compra do Euro Bank que vai custar 428 milhões.

O Bank Millennium aumentou os resultados líquidos no ano passado. Mas ao contrário do que foi defendido pelo CEO do banco polaco do BCP, não haverá dividendos para a instituição liderada por Miguel Maya. Vai manter os lucros para pagar a compra do Euro Bank por 428 milhões de euros.

De acordo os dados publicados pela Reuters, a instituição polaca detida em 50,1% pelo BCP, registou um crescimento de 12% nos resultados líquidos do ano passado, em comparação com o período homólogo. Fechou 2018 com lucros de 760,7 milhões de zlotys (177,5 milhões de euros), um “resultado líquido recorde”, diz o BCP à CMVM.

A totalidade desse valor será mantida nos “cofres” do banco. Se em 2017 não foram pagos dividendos devido a requisitos regulatórios, com base nos lucros do ano passado não haverá distribuição de lucros devido à compra do Euro Bank.

Foi em novembro que o BCP revelou que o Bank Millennium chegou “a acordo para a aquisição à Société Générale Financial Services Holding, uma subsidiária da Société Générale S.A., de uma participação de 99,79% no Euro Bank, por um valor total estimado em 1.833 milhões de zlotys (…), a ser pago em cash e totalmente financiado por meios próprios do Bank Millennium”.

João Brás Jorge, CEO do Bank Millennium, chegou a admitir, em declarações à Reuters, voltar a pagar dividendos ao banco liderado por Miguel Maya, este ano. Contudo, mais tarde, o vice-presidente veio gorar as expectativas, justificando o não pagamento com o investimento realizado no Euro Bank.

Os 428 milhões de euros a pagar pelo banco do Société Générale vão permitir reforçar a posição do Bank Millennium na banca polaca, tornando-o num dos seis maiores bancos naquele país em número de clientes de retalho. Deverá incrementar os resultados do Bank Millennium em 26% já a partir de 2021.

(Notícia atualizada às 7h38 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bank Millennium aumenta lucros. Não vai pagar dividendos ao BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião