Emprego no imobiliário continua a aumentar. Turismo em forte desaceleração

O emprego nas atividades imobiliárias aumentou mais de 12%, a maior subida registada em Portugal. No turismo, o crescimento foi de apenas 1,6%.

O número de pessoas empregadas aumentou em quase 21% no ano passado, para um total que ultrapassa os 4,86 milhões de trabalhadores. Para este resultado, contribuíram quase todos os setores de atividade, com apenas algumas exceções, como a agricultura e a construção. Mas há setores que se destacam claramente pelo aumento acelerado do emprego que registaram.

É o caso das atividades imobiliárias, que, num ano em que o setor bateu novos recordes de vendas, empregaram 48,3 mil pessoas em 2018, valor que representa um aumento de 12,2% em relação ao ano anterior. Este foi o setor com a maior subida de emprego, seguida da Administração Pública e Defesa, onde o número de trabalhadores aumentou em 8,8%, para um total de 322,6 mil pessoas.

Em sentido contrário, o setor do turismo, que nos últimos anos foi um dos principais motores do emprego em Portugal, está em forte desaceleração. O número de pessoas empregadas nas atividades de alojamento e restauração aumentou apenas 1,6% em 2018, para um total de 328,5 mil trabalhadores. No ano anterior, o crescimento do emprego neste setor tinha sido de quase 16%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emprego no imobiliário continua a aumentar. Turismo em forte desaceleração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião