BCP e Energia ditam ganhos em Lisboa

A bolsa nacional arrancou em queda, mas rapidamente inverteu de sentido. A Galp Energia passou de perdas a ganhos e com a ajuda das restantes energéticas e do BCP, mantém Lisboa acima da linha de água

A bolsa nacional entrou na sessão em terreno ligeiramente negativo, mas rapidamente inverteu de sentido, apoiada na recuperação da galp Energia. As ações da petrolífera que iniciaram a semana a perder mais de 1%, já estão no verde, contribuindo a par das cotadas do universo EDP e do BCP para os ganhos do PSI-20.

O PSI-20 iniciou a sessão a recuar 0,05%, para os 5.087,1 pontos, estando agora a somar 0,16%.

Em Lisboa, a Galp Energia é o destaque da sessão. Começou a desvalorizar 1,27%,para os 13,22 euros, destacando-se pela negativa na praça bolsista nacional, mas agora já valoriza 0,19%, para os 13,415 euros, constituindo um dos suportes da bolsa nacional.

A empresa liderada por Gomes da Silva anunciou esta segunda-feira, antes da abertura do mercado, o balanço das suas contas do ano passado. A empresa registou um aumento de 23% nos seus lucros de 2018, para 707 milhões de euros e anunciou que pretende aumentar em 15% o dividendo a distribuir pelos acionistas, para 63 cêntimos. Ainda assim no último trimestre do ano registou uma quebra de 42% no seu resultado homólogo, que ascendeu naquele período a 109 milhões de euros.

Em alta, destaque ainda para as cotadas do universo EDP. As ações da EDP somam 0,19%, para os 3,415 euros, enquanto as da sua participada EDP Renováveis avançam 0,25%, para os 7,88 euros.

Por sua vez, o BCP vê os seus títulos somarem 0,7%, para os 23,17 cêntimos por ação.

Nota negativa para a Nos, cujas ações recuam 0,36%, para os 5,55 euros, enquanto as da Jerónimo Martins perdem 0,31%, para os 13,03 euros.

(Notícia atualizada às 8h27 com mais informação e novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP e Energia ditam ganhos em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião