Wall Street fecha em alta. Dow Jones e S&P 500 sobem mais de 1%

O rally dos índices acionistas norte-americanos foi justificado pelas perspetivas de um acordo entre EUA e China que a guerra comercial chegue ao fim.

Wall Street fechou em alta, com dois dos três principais índices acionistas a ganharem mais de 1%. O ânimo dos investidores deve-se às crescentes perspetivas de um acordo entre EUA e China, que possa por fim à guerra comercial. As negociações entre os dois países irão retomar na próxima semana, em Washington, após conversações classificadas como produtivas em Beijing.

O presidente norte-americano Donald Trump afirmou esta sexta-feira que as negociações com a China estão a correr “muito bem”, dizendo-se otimista sobre o fim da guerra comercial. “Estamos mais próximos do que nunca para conseguir um acordo real”, disse.

A sessão também ficou marcada pelo anúncio de que o Trump, declarou estado de emergência nacional, para conseguir financiar a construção do muro na fronteira mexicana. A decisão significa que, tecnicamente, pode ignorar o Congresso, que lhe rejeitou autorização para construir o muro na fronteira com o México, mas a oposição Democrata já prometeu lutar nos tribunais contra a medida.

“É um rally de alívio, agora que Trump vai assinar a lei [orçamental bi-partidária que evitar um novo shutdown do Governo norte-americano] e que a guerra comercial parece estar próxima de uma solução”, afirmou Doug Cote, estrategista-chefe de mercado da Voya Investment Management, à agência Reuters. “Vai ser um longo processo, mas parece positivo”.

O índice industrial Dow Jones disparou 1,74% para 25.883,25 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 1,09% para 2.775,60 pontos e o tecnológico Nasdaq subiu 0,61% para 7.472,41 pontos. O Dow Jones e o Nasdaq fecharam, assim, a oitava semana consecutiva no verde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street fecha em alta. Dow Jones e S&P 500 sobem mais de 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião