Campanha portuguesa das Josefinas contra a violência doméstica distinguida entre as melhores do mundo

  • Guilherme Monteiro
  • 21 Fevereiro 2019

A campanha da empresa portuguesa Josefinas foi considerada uma das cinco melhores do mundo. As t-shirts contêm "as desculpas mais usadas pela vítimas".

“YouCanLeave – Collections” — as t-shirts solidárias da Josefinas, que apoiam mulheres vítimas de violência doméstica através da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) – foi distinguida pela AdForum França como uma das cinco melhores campanhas do mundo e assumiu-se como a única representante portuguesa na seleção.

A coleção é assinada pela dupla Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga e mereceu o selo de “Melhor Campanha de Responsabilidade Social e Ambiental”. Lançada a 11 de fevereiro, a campanha “ilustra, em t-shirts, as desculpas mais usadas pelas vítimas para explicarem às famílias e amigos os seus ferimentos e nódoas negras”, explica a empresa.

Cada t-shirt, por um preço de 79 euros e apenas disponível na loja virtual da empresa, contribui com fundos que revertem a favor das vítimas. “Por cada t-shirt vendida, uma mulher vítima de violência doméstica é apoiada pela APAV”. É, por isso, que a Josefinas garantem estar já em condições de “ajudar quase 70 mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal”.

A representante da empresa, Maria Cunha, aproveita a distinção para alertar que “entre janeiro e fevereiro de 2019, já se registavam dez vítimas de violência doméstica em Portugal. Uma semana depois, o número de vítimas subiu para 11”. Uma realidade para a qual, diz, “não podemos continuar a virar a cara e fazer de conta que isto é um problema entre casais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Campanha portuguesa das Josefinas contra a violência doméstica distinguida entre as melhores do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião