UE exige a May que apresente acordo com apoio na cimeira de março

  • Lusa
  • 24 Fevereiro 2019

Dentro e fora do Reino Unido poucos acreditam que o Brexit com acordo seja possível sem extensões, o que May continua a recusar.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, deixou claro que a primeira-ministra britânica, Theresa May, precisa de ter um novo acordo com apoio para apresentar na cimeira comunitária prevista para 21 e 22 de março, em Bruxelas.

Tusk fez estas declarações depois de falar com May cerca de meia hora durante a reunião bilateral, à margem da cimeira entre a União Europeia (UE) e a Liga Árabe, na qual a responsável britânica lhe transmitiu a intenção de voltar a submeter a votação, no parlamento, um acordo para o ‘Brexit’ antes de 12 de março.

De acordo com fontes europeias citadas pela agência noticiosa EFE, a conversa centrou-se precisamente em “assuntos logísticos e de calendário”, pois está a terminar o tempo para conseguir um ‘Brexit’ com acordo antes de 29 de março, a data limite prevista.

“Não vamos discutir de novo até que apresente um texto que tenha o apoio do parlamento britânico”, acrescentou à Efe uma outra fonte diplomática.

O primeiro acordo entre Bruxelas e Londres que May apresentou no parlamento de Londres não conquistou o seu apoio, pelo que os europeus não querem voltar a perder tempo com negociações.

Sobre a nova margem temporal que May deu para obter um “voto significativo” no parlamento, pronunciou-se o primeiro ministro austríaco, Sebastian Kurtz, defendendo que, se não conseguir um acordo com maioria até meados de março, deveria ser dada uma extensão ao ‘Brexit’.

Dentro e fora do Reino Unido poucos acreditam que o ‘brexit’ com acordo seja possível sem extensões, o que May continua a recusar.

Por outro lado, se continuarem os adiamentos, o Reino Unido pode ser obrigado a celebrar, a 26 de maio, eleições para o Parlamento Europeu, pois, tecnicamente, continuará a ser membro da UE.

Londres e Bruxelas intensificaram os seus contactos nas últimas semanas para alcançar uma saída do Reino Unido da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE exige a May que apresente acordo com apoio na cimeira de março

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião