Estes são os países mais saudáveis do mundo. Adivinha em que lugar está Portugal?

Espanha, Itália e Islândia são os países mais saudáveis do mundo, de acordo com a Bloomberg. Portugal aparece bem mais abaixo nessa tabela, ocupando a 22ª posição.

O título de país mais saudável do mundo já não pertence a Itália. De acordo com a versão mais recente do Bloomberg Healthiest Country Index, Espanha roubou a coroa aos italianos, que ocupam agora a segunda posição do pódio. E em que posição está Portugal? Bem mais abaixo, no 22º lugar.

O índice em causa avalia 169 países de acordo com os vários fatores que permitem concluir o nível global de bem-estar de cada nação, nomeadamente a esperança média de vida, a obesidade e o número de consumidores de tabaco. No estudo, são também considerados diversos fatores ambientais, como a qualidade da água.

Tudo somado, Espanha ultrapassou Itália na corrida ao título referido, saltando do sexto lugar, que tinha conquistado na versão anterior deste relatório, em 2017, para a primeira posição do ranking. Em terceiro lugar, aparece a Islândia, em quarto o Japão (o país mais saudável da Ásia), em quinto a Suíça, em sexto a Suécia, em sétimo a Austrália, em oitavo Singapura, em nono a Noruega e, por fim, em décimo Israel. Muito mais abaixo, na 22ª posição, está Portugal, que ocupara o lugar 21ª na versão anterior do índice.

Segundo a Bloomberg, a vitória de Espanha fica a dever-se sobretudo à sua elevada esperança média de vida, atingindo quase os 86 anos, o valor mais alto dos 169 países considerados. “Os cuidados primários são garantidos por fornecedores públicos, médicos de famílias e enfermeiros, que asseguram serviços preventivos às crianças, idosos e pacientes com doenças crónicas”, já indicara o Observatório Europeu dos Sistemas de Saúde e Políticas de 2018, no que diz respeito a Espanha.

Do outro lado do oceano, enquanto o Canadá subiu uma posição para a 16ª, os Estados Unidos desceram uma para a 35ª. Isto porque a esperança média de vida no país liderado por Donald Trump tem vindo a diminuir devido à toxicodependência.

Na Ásia, destaque ainda para a Coreia do Sul, que subiu sete posições para a 17ª e para China, que subiu três lugares para o 52º. De acordo com o Instituto para as Avaliação da Saúde, até 2040, a esperança média de vida chinesa deve mesmo ultrapassar a norte-americana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes são os países mais saudáveis do mundo. Adivinha em que lugar está Portugal?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião