Direto Centeno: “Novo Banco está mais seguro porque tem este mecanismo”

Ministro das Finanças é o primeiro a ser ouvido no Parlamento por causa do Novo Banco. Em causa estão os prejuízos de milhares de milhões de euros, que vai obrigar o Estado a intervir financeiramente.

Mário Centeno, ministro das Finanças, é ouvido na comissão do orçamento, finanças e modernização administrativa, por causa do Novo Banco. Na semana passada, a instituição apresentou prejuízos de 1.400 milhões de euros e anunciou que vai pedir uma compensação financeira de 1.149 milhões de euros ao Fundo de Resolução. A dimensão dos prejuízos e do pedido deixou a Ministério das Finanças em alerta, pedindo de imediato uma auditoria aos créditos tóxicos do banco. E os outros partidos atribuem a culpa ao Governo, porque foi quem decidiu a venda de 75% ao Lone Star e a garantia de 3,9 mil milhões que o Novo Banco vem usando para cobrir as perdas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno: “Novo Banco está mais seguro porque tem este mecanismo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião