Casas são vendidas com desconto de 22% face ao preço inicial

  • ECO
  • 13 Março 2019

O preço de venda das casas em Portugal continental aumentou 15,4% em dezembro de 2018. O ano passado deu continuidade ao ciclo ininterrupto de cinco anos de valorizações. homólogas.

Os preços do mercado imobiliário não páram de subir, mas os valores não correspondem às expectativas dos proprietários já que as casas acabam por ser vendidas por um preço 22% inferior ao que é inicialmente pedido, revelam os dados da Confidencial Imobiliário. A diferença é ainda mais acentuada no Porto — chega a ser de 30%, avança esta quarta-feira o Público (acesso condicionado).

O preço de venda das casas em Portugal continental aumentou 15,4% em dezembro de 2018, face a igual mês do ano anterior, de acordo com os dados divulgados na terça-feira pela Confidencial Imobiliário no âmbito do Índice de Preços Residenciais, o indicador que acompanha a evolução dos preços efetivos de transação de habitação no país. Mas, nos últimos cinco anos, os aumentos chegaram a ser de 46%. O gap que se verifica entre o valor pedido pelos proprietários e o da venda efetiva “demonstra algo simples: os proprietários têm expectativas de preços desencontradas da realidade da procura efetiva”, disse ao Público Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, uma entidade privada que agrega as transações registadas no mercado imobiliário a partir de dados das imobiliárias.

Esta subida representa uma aceleração face aos 12,8% registados no final de 2017 e reflete o comportamento homólogo predominante ao longo de 2018, que entre abril e setembro se situou entre os 15% e os 16%, chegando mesmo a atingir mais de 17% meses de outubro e novembro”, refere a Confidencial Imobiliário numa nota citada pela Lusa.

Ainda assim, continua, “o desempenho homólogo dos preços em dezembro apresenta um arrefecimento face ao mesmo indicador observado no mês anterior, quando foi atingida a valorização mais elevada em 10 anos (17,3%)”.

Em termos mensais, os preços encerraram o ano em estabilização, apresentando uma diferença residual de -0,1% em dezembro comparativamente com o mês anterior.

Em termos gerais, segundo a Confidencial Imobiliário, 2018 deu continuidade ao ciclo ininterrupto de cinco anos de valorizações homólogas (desde finais de 2013), o qual se intensificou fortemente desde meados de 2017, período a partir do qual os preços residenciais observam subidas homólogas superiores a 10%.

“Na sequência deste percurso de recuperação, os preços da habitação em Portugal apresentam um ganho de 46% face a meados de 2013, quando atingiram o seu ponto mais baixo”, acrescenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casas são vendidas com desconto de 22% face ao preço inicial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião