Londres tem hoje a última oportunidade para Brexit com “saída suave”, diz Moscovici

  • Lusa
  • 13 Março 2019

O comissário europeu indicou que a União Europeia não vai renegociar o acordo de saída com o Reino Unido antes de 29 de março, a data fixada para o Brexit.

O comissário europeu Pierre Moscovici entende que o Parlamento britânico tem esta quarta-feira a última oportunidade para garantir um acordo que garante uma “saída suave” do Reino Unido da União Europeia.

Moscovici disse à estação de televisão francesa France-2 que a União Europeia “fez tudo” o que podia fazer para garantir pela segunda vez aos legisladores britânicos, que rejeitaram a posição da chefe do Executivo Theresa May, sobre a retirada do país do bloco europeu.

“O comboio já passou duas vezes” disse o comissário europeu sublinhando que a União Europeia não vai renegociar o acordo antes do dia 29 de março, a data fixada para a saída do Reino Unido. Mesmo assim, Moscovici admite um eventual adiamento caso o Reino Unido apresente uma justificação.

Para o comissário europeu, a votação de terça-feira no Parlamento britânico, que rejeitou a proposta a primeira-ministra, aumenta as hipóteses de uma saída “desordenada e brutal. É como um penhasco”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Londres tem hoje a última oportunidade para Brexit com “saída suave”, diz Moscovici

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião