Donos da água Monchique compram fábrica de chocolate em Famalicão. Vão investir na expansão

  • Lusa
  • 18 Março 2019

A empresa que é dona da marca de água engarrafada Monchique comprou a fábrica de chocolate Casa Grande, em Famalicão, por dois milhões de euros. Vai investir na expansão.

A WaterBunkers, detentora das águas do Alardo e de Monchique, comprou a Fábrica de Chocolates Casa Grande, de Vila Nova de Famalicão, num investimento de dois milhões de euros, que inclui a aquisição e expansão da capacidade de produção. “A aquisição da Fábrica de Chocolates Casa Grande é estratégica para o crescimento da WaterBunkers SGPS”, lê-se num comunicado da empresa de Famalicão, cuja equipa de gestão se irá manter.

Atualmente com 21 colaboradores e uma capacidade de produção de 45 toneladas/mês, a ampliar “em breve”, a Fábrica de Chocolates Casa Grande tinha sido adquirida no início de 2018 pelo grupo Onebiz, de Matosinhos, que opera em diversos setores, em regime de franchising, em mais de 30 países.

O valor da aquisição não foi revelado, mas, segundo os intervenientes, o investimento global na empresa (incluindo a respetiva aquisição) será na ordem dos dois milhões de euros, inserindo-se esta aposta na estratégia de “diversificação de investimentos” do grupo WaterBunkers.

Citada no comunicado, a administradora da WaterBunkers SGPS Paula Nascimento afirma que a diversificação da presença do grupo no setor agroalimentar, nomeadamente através da entrada no setor do chocolate, era um objetivo: “Os nossos objetivos estratégicos passavam, já há algum tempo, pela entrada no mercado do chocolate, contudo, queríamos fazê-lo com uma empresa cujos posicionamento e forma de atuação estivessem alinhados com a nossa visão”, refere.

Segundo sustenta, a Casa Grande “reúne uma série de ingredientes que foram fundamentais para esta tomada de decisão”, nomeadamente a “diferenciação, inovação e qualidade dos recursos humanos”. “Temos vindo a acompanhar de forma muito próxima o desempenho da Fábrica de Chocolates Casa Grande e os projetos inovadores que tem vindo a desenvolver, em particular a nova marca Not Guilty – The Right Way, que está alinhada com aquilo que temos vindo a fazer com as nossa marcas”, diz.

A responsável destaca que o investimento de dois de milhões, já realizado e a realizar “a curto prazo”, será no sentido “de dar continuidade ao trabalho iniciado pela equipa de gestão da Fábrica de Chocolates, que foi convidada a manter-se, e que incidiu em três eixos estratégicos: o reposicionamento da marca premium Casa Grande, o lançamento da nova marca Not Guilty – The Right Way e o desenvolvimento de chocolates funcionais disruptivos alinhados com as novas tendências alimentares”.

Salientando que a estratégia de crescimento da Fábrica de Chocolates assenta na inovação e no desenvolvimento constante de novos produtos, Paula Nascimento assume que “o investimento no departamento de I&D [Investigação & Desenvolvimento] é fundamental” e revela que será acompanhado da “modernização da capacidade produtiva, para dar uma resposta mais eficaz à crescente procura de novos chocolates no mercado ‘business to business’”.

Em janeiro de 2019 a Fábrica de Chocolates lançou no mercado a sua segunda marca – Not Guilty – The Right Way – com um posicionamento e um consumidor alvo diferente da marca premium Casa Grande, e cujo “segredo” diz estar “no equilíbrio perfeito entre sabor e nutrição”.

Fundada em 2009, em Vila Nova de Famalicão, a Fábrica de hocolates Casa Grande quis desde o início posicionar-se como “uma referência de qualidade superior no setor do chocolate”, assegurando todo o processo produtivo, desde o cacau até ao chocolate. Para além das duas marcas que detém, a fábrica produz chocolates para incorporação noutros produtos alimentares para outras indústrias portuguesas e estrangeiras.

Constituída em 2010, a WaterBunkers SGPS tem sede em Braga e é uma sociedade responsável pela gestão das participações sociais de várias unidades de engarrafamento de água, entre as quais a Água Monchique (da qual é codetentora), a Alardo, a CHIC e a Waty. A sua estratégia é de “crescimento sustentado, expansão e internacionalização do portfólio de marcas, sempre no sentido de potenciar o seu crescimento com criação de valor”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Donos da água Monchique compram fábrica de chocolate em Famalicão. Vão investir na expansão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião