O setor dos pagamentos está a mudar. Em breve, o PIN vai ser trocado pela impressão digital
Esqueceu-se do PIN do seu cartão de crédito ou débito? Em breve não haverá problema. Vêm aí os leitores de impressões digitais nos cartões.
O setor dos pagamentos está a mudar. Tecnológicas como a Google ou a Samsung lançaram o Google Pay e o Samsung Pay, já o serviço MB Way trouxe uma verdadeira revolução e, agora, a Master Card, a Visa e outras entidades do setor dos pagamentos planeiam novas funcionalidades. Em breve, não precisará de decorar o PIN do seu cartão de crédito ou de débito. Porquê? Porque não vai precisar mais dele, apenas da sua impressão digital.
A MasterCard, a Visa e outras empresas do setor estão a desenvolver cartões que incorporam leitores de impressão digital, avança o El País (acesso livre, conteúdo em espanhol). Segurança e comodidade são as palavras-chave desta tecnologia que, em primeiro lugar, evita a necessidade de memorizar e digitar um código PIN — o que, por si só, aumenta o nível de segurança — e, em segundo lugar, é mais cómodo.
Com o leitor de impressões digitais nos cartões, basta que o utilizador coloque o seu dedo sobre o leitor, que está incorporado no próprio cartão. Assim, será desnecessário colocar o código PIN, que agora é pedido para compras superiores a determinada quantia. “O mundo avança rapidamente rumo a um futuro livre de palavras-passe. Os utilizadores estão a aperceber-se que a tecnologia biométrica pode tornar as suas vidas mais fáceis”, afirma Jack Forestell, diretor de soluções de mercado global da Visa.
Desta forma, a pessoa que está a fazer a transação tem de ser o próprio dono do cartão em causa. “Trata-se de um elemento permanente e inalterável que garante a continuidade no tempo do elemento de segurança. Ao vincular a conta a uma característica singular, o nível de segurança dos pagamentos aumenta“, escreve o jornal espanhol.
A Master Card já apresentou e testou os seus primeiros cartões com esta tecnologia na África do Sul, enquanto a Visa desenvolveu também um projeto-piloto nos Estados Unidos da América (EUA) e no Chipre. Mas este sistema não é só utilizado no setor bancário. Na China, por exemplo, está a ser testado um sistema de pagamentos através do reconhecimento facial nas estações de metro. Já nos Estados Unidos, está a ser desenvolvido um sistema facial nos principais aeroportos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O setor dos pagamentos está a mudar. Em breve, o PIN vai ser trocado pela impressão digital
{{ noCommentsLabel }}