Eletrificação da PSA começa pela DS. Com o DS 3 Crossback

Novo modelo da DS será o primeiro do Grupo PSA com versão 100% elétrica. SUV compacto estreia a plataforma "multi-energias" que servirá de base às restantes marcas.

O Grupo PSA vai acelerar rumo aos elétricos. Acompanhando a tendência das restantes fabricantes, também a dona da Peugeot, Citroën e Opel passará a apresentar veículos carregados de baterias, mas a estreia neste novo mundo não será feita através de nenhuma das marcas mais conhecidas. Caberá à DS, a marca de luxo do grupo francês, carregar no acelerador da mobilidade elétrica. E a estrela será o novíssimo DS 3 Crossback, mas não já.

Yves Bonnefont, presidente da DS, revelou que a proposta inédita 100% elétrica do Grupo PSA será disponibilizada no final do ano, no mercado nacional. Com a assinatura E-Tense, a DS será porta-estandarte, sendo seguida, depois, pelas restantes marcas, nomeadamente a Peugeot, após “algumas semanas ou poucos meses”. Dá o primeiro passo, sendo a primeira do grupo a assumir que a eletrificação vai expandir-se a todos os modelos.

Nos próximos modelos que colocar no mercado — sendo que o compromisso é de lançar um a cada ano que passa –, a DS promete oferecer sempre uma versão híbrida ou elétrica, um dos dois ou mesmo as duas. E a partir de 2025, acabam-se os DS puramente a gasolina e a gasóleo. A marca vai passar a vender apenas híbridos ou totalmente elétricos. E os híbridos “terão por base motores térmicos a gasolina”, salientou o líder da marca.

DS 3 Crossback é a base para o futuro

O compromisso da DS de lançar um automóvel novo a cada ano até 2023 está a ser cumprido. Depois do DS 7 Crossback, o primeiro modelo da nova geração DS, vem agora o DS 3 Crossback, que tem a particularidade de estrear uma plataforma que vai ser utilizada em futuros modelos de todo o grupo.

A CMP “Multi-energias” será utilizada para motorizações a gasolina, a gasóleo e elétricos, daí caber a este SUV compacto a abertura das hostilidades na mobilidade elétrica. Enquanto não chega o elétrico que, promete a DS, terá uma autonomia de 320 quilómetros, este novo modelo pretende atrair consumidores com motores 1.2 Purtech e nos 1.5 BlueHDi.

No caso da gasolina, o 1.2 terá potências de 100 cv (com caixa manual) e de 130 cv (com caixa automática de oito velocidades), havendo um novo motor com 155 cv. Já no diesel, a potência é, para já, de 100 cv. O motor de 130 cv (com caixa automática) só chegará no final do verão. Enquanto os preços a gasolina começam nos 27.800 euros, o diesel terá um custo de 30.735 euros, ficando a faltar o valor de venda do E-Tense.

Estilo condensado, DS em expansão

O DS 3 Crossback, que vai estar disponível com cinco níveis de equipamento, com destaque para a edição limitada de lançamento “La Première”, quer ser a referência no segmento dos SUV compactos premium — os concorrentes são o Audi Q2 e o Mini Countryman, assume a própria DS.

Esse objetivo, acredita, poderá ser alcançado com este novo modelo. O DS 3 Crossback “concentra todo o savoir-faire da marca” em termos de conforto, tecnologia, serenidade de condução e requinte. Tudo num formato ultracompacto. E, de facto, esteticamente, encontram-se várias semelhanças entre o 3 e o 7, especialmente na traseira, onde brilham os farolins esguios, mas também as saídas de escape. A lateral com os vincos “barbatana de tubarão”, sem puxadores visíveis, confere um ar mais musculado ao SUV que se torna imponente na frente com os rasgos verticais por baixo dos faróis LED Matrix.

A atenção ao detalhe percetível no exterior atinge o seu auge no interior. Materiais de elevada qualidade (alcântara e pele), muita tecnologia e uma sensação de requinte. É o que se sente ao volante do DS 3 Crossback, mas também é o que transpiram as Stores da marca. São três, por agora, mas vêm aí mais duas para dar resposta ao esperado aumento da procura. Além de Lisboa, Porto e Braga, vai abrir uma DS Stores em Coimbra, ainda este semestre, e um ponto de venda da marca em Faro até ao final do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Eletrificação da PSA começa pela DS. Com o DS 3 Crossback

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião