Municípios que oferecem desconto no IRS a moradores sobem para 130

  • ECO
  • 25 Março 2019

Os municípios podem decidir como aplicar 5% do IRS pago pelos moradores e são já 130 aqueles que decidem devolver uma parte aos munícipes.

Os municípios têm todos os anos direito a uma participação no IRS dos seus residentes e podem optar por ficar com 5% do valor pago ou, em alternativa, devolver parte ou a totalidade do valor aos munícipes. A lista das câmaras municipais que decidem dar um desconto aos moradores tem vindo a aumentar, e neste ano chega aos 130 municípios.

A percentagem que os municípios, de norte a sul do país, decidem devolver vai variando e são ainda poucos os que abrem mão do valor total, adianta o Expresso (acesso pago). São 24 as câmaras municipais que dão o desconto total aos moradores e nenhuma delas é um grande centro urbano.

Lisboa destaca-se entre os municípios com maior número de residentes ao devolver 2,5% do bolo do IRS dos moradores. Seguem-se a Amadora, Sintra e Braga, que optam, no entanto, por fatias mais modestas. A maioria dos municípios não abre mão de grande parte do valor, sendo que em 53 dos locais a devolução não ultrapassa 1%.

Foi a partir de 2008 que os municípios passaram a poder dar esta benesse aos moradores e desde aí o número de autarquias que opta por devolver uma parte do bolo triplicou. A lista completa dos municípios e respetivas percentagens de participação sobre o IRS poderá ser consultada na página da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Municípios que oferecem desconto no IRS a moradores sobem para 130

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião