Barcelona ataca plataformas de “short renting”

  • Ana Luísa Alves
  • 25 Novembro 2016

Airbnb e Homeaway, duas plataformas de alojamento temporário, foram multadas. Estão a incumprir as leis da cidade na hora do aluguer de casas a turistas: não têm licenças.

Barcelona vai multar as plataformas de alojamento temporário. Airbnb e HomeAway vão ter de pagar em 600 mil euros, cada, em mais um episódio que coloca a cidade espanhola frente às empresas de serviços de partilha de habitações.

Ada Colau, a presidente da câmara, referiu que as multas se destinam aos arrendamentos de apartamentos de curto prazo para turistas que não têm qualquer tipo de licença.

“Não é aceitável que existam centenas de apartamentos a receber turistas ilegalmente ou sem licença, sem pagar taxas e causando danos às associações de proprietários”, disse a presidente.

As multas são a segunda sanção de Barcelona à Airbnb e à Homeaway. Em julho do ano passado, a cidade já tinha assado a cada plataforma de alojamento duas multas de 30 mil euros por oferecerem aos turistas esses mesmo apertamentos sem licença, como é requerido pelas leis de Barcelona. A HomeAway pagou a multa, mas a Airbnb rejeitou a ordem dada, segundo informou a presidente.

O porta-voz da Airbnb em Barcelona, Andreu Castellano, disse que a empresa estava “triste” com a decisão tomada por Ada Colau. “Há menos de um mês, encontrámo-nos com a direção da Airbnb para juntos trabalharmos nos interesses da cidade”, disse Castellano num comunicado, citado pelo Financial Times.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barcelona ataca plataformas de “short renting”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião