Angola aproxima-se das regras da Organização Mundial do Comércio

  • Lusa
  • 13 Abril 2019

A ratificação do compromisso relativo ao Acordo sobre a Facilitação do Comércio da OMC tem como objetivo aumentar os fluxos globais de exportações e eliminar barreiras administrativas.

Angola ratificou, em Genebra (Suíça), o compromisso relativo ao Acordo sobre a Facilitação do Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC), ferramenta que vai aproximar o país das regras definidas por aquela instituição, noticia este sábado a imprensa angolana.

O compromisso tem como objetivo aumentar os fluxos globais de exportações, eliminar barreiras administrativas e procedimentos que dificultam as trocas comerciais a todos os níveis.

Segundo a edição deste sábado do Jornal de Angola, que cita um comunicado do Ministério do Comércio angolano, o documento foi assinado pelo Presidente de Angola, João Lourenço, e levado a Genebra pelo diretor nacional do gabinete do Comércio Externo, Lukonde Luansi.

O acordo assinado vai beneficiar particularmente as Pequenas e Médias Empresas (PME), melhorar o nível de competitividade, promover os investimentos em geral e reduzir o tempo necessário para importar e exportar.

No quadro da OMC, a facilitação do comércio serve para simplificar e uniformizar os procedimentos comerciais e aduaneiros, bem como difundir informações relativas às importações e exportações de mercadorias.

Neste contexto, os membros da OMC clarificaram e reforçaram o Acordo Geral sobre as Tarifas Aduaneiras e o Comércio (GATT), aprovadas na 9.ª Conferência Ministerial da OMC, realizada em 2013, em Bali (Indonésia).

Segundo dados da OMC, o acordo tem a capacidade de fomentar o comércio internacional em mais de 950.000 milhões de dólares (780.000 milhões de euros) e criar 20 milhões de novos empregos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Angola aproxima-se das regras da Organização Mundial do Comércio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião