Lisboa segue perdas da Europa. Papeleiras pressionam

A bolsa nacional fechou em queda pela terceira vez nas últimas quatro sessões. As perdas dos títulos das papeleiras foram as que mais contribuíram para o desempenho negativo do PSI-20.

A bolsa nacional encerrou em queda, em sintonia com o rumo das pares europeias, num dia em que os investidores recearam a possível suspensão dos estímulos na economia chinesa. Em Lisboa, o PSI-20 registou a terceira sessão de perdas nas últimas quatro, conduzido pela desvalorização dos títulos das papeleiras.

O PSI-20 recuou 0,3%, para os 5.356,77 pontos, com oito títulos em queda, sete em alta e três inalterados: a Corticeira Amorim, EDP Renováveis e REN.

As papeleiras registaram perdas acima de 2% nesta sessão. A Altri foi, aliás, o título do PSI-20 que mais desvalorizou. As ações da empresa recuaram 2,4%, para os 7,13 euros, com as da Navigator não muito distantes ao sofrerem um deslize de 2,05%, para os 3,91 euros.

Contribuir para a queda do índice lisboeta esteve ainda o BCP e a EDP. As ações do banco liderado por Miguel Maya recuaram 0,56%, para os 24,72 cêntimos, enquanto as da elétrica perderam 0,61%, para os 3,401 euros.

O recuo dos títulos da EDP acontece num dia determinante para a empresa. Os acionistas da cotada liderada por António Mexia encontram-se reunidos em assembleia geral para a eleição do novo presidente da mesa da AG, mas nesta reunião poderá ainda decretar a morte da oferta pública de aquisição da China Three Gorges.

A impedir perdas mais acentuadas, estiveram a Jerónimo Martins e a Galp Energia. As ações da retalhista somaram 0,51%, para os 13,91 euros, enquanto os da petrolífera valorizaram 0,43%, para os 15,03 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa segue perdas da Europa. Papeleiras pressionam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião