Tensão em Paris. “Black blocs” juntam-se aos coletes amarelos para a manifestação do 1.º de Maio

  • Lusa
  • 1 Maio 2019

A manifestação do 1.º de Maio em Paris está pintada de negro, com vários manifestantes completamente vestidos de preto. Há quase oito mil polícias nas ruas.

A manifestação do 1.º de Maio em Paris está pintada de negro, com vários manifestantes completamente vestidos de preto, cara tapada e luvas, apresentando todas as características dos militantes radicais conhecidos como “black blocs”.

O cortejo do 1.º de Maio, organizado tradicionalmente pelas forças sindicais e este ano reforçado pelo movimento dos coletes amarelos, vai percorrer esta tarde as ruas da capital francesa entre a estação de Montparnasse e a Praça d’Italie, concentrando-se assim na margem esquerda do Sena.

Perante a ameaça de uma tarde tensa devido à afluência de “black blocs” vindos de toda a Europa para perturbar este protesto, os controlos em Paris e nos seus arredores começaram na tarde de terça-feira e só esta manhã já tinham sido detidas 35 pessoas, assim como apreendidas armas brancas e materiais usados para a elaboração de cocktails molotov.

Junto à Gare de Montparnasse os manifestantes estão a ser revistados e em diferentes entradas da capital os veículos estão a ser mandados parar, os condutores identificados e material suspeito está a ser apreendido. Há quase oito mil agentes da autoridade destacados para este protesto.

No entanto, entre os manifestantes que estão identificados com coletes amarelos e os que pertencem aos sindicatos, vários indivíduos estão de cara tapada e vestidos de negro, indicando que a manifestação foi infiltrada pelos “black blocs”, podendo degenerar em confrontos violentos com a polícia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tensão em Paris. “Black blocs” juntam-se aos coletes amarelos para a manifestação do 1.º de Maio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião