80% dos carros elétricos são vendidos nos países mais ricos da UE

Noruega, Suíça e Holanda lideram o ranking de vendas de carros elétricos. Em mais de metade da UE menos de 1% dos carros vendidos são elétricos, contra 80% de vendas na Noruega.

Adquirir um carro elétrico ainda não está ao alcance de todos. Quem o diz é a Associação dos Fabricantes Europeus de Automóveis (ACEA, na sigla inglesa), que esta quinta-feira revelou que 80% dos veículos elétricos comercializados na Europa são vendidos nos países mais ricos da União Europeia (UE). A Noruega liderar o pódio: de todos os automóveis vendidos naquele país, mais de 49% são elétricos.

Destacam-se ainda a Suíça, com uma quota de 8%, e a Holanda, com 6,7%, na compra de veículos elétricos. Estes são os três países com maior poder de compra na UE, segundo avança o jornal El Economista, (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Por sua vez, 3,4% dos automóveis vendidos em Portugal são elétricos, o que significa que a venda destes modelos disparou em Portugal. Já no país vizinho venderam-se, no ano passado, cerca de 1,3 milhões de automóveis, dos quais apenas 0,9% eram elétricos, o que corresponde a 11.810 veículos.

Todavia, o caso de Espanha não é isolado, já que segundo o documento, em mais de metade dos Estados-Membros da UE venderam-se menos de 1% de carros elétricos por ano. Nem mesmo os maiores países produtores de automóveis na Europa (Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha) foram além dos 2,5% de veículos elétricos vendidos.

Segundo explicou Erik Jonnaert, secretário-geral da ACEA, “a população europeia deveria poder considerar a compra de um carro elétrico, independentemente do país em que vive. A acessibilidade para essas tecnologias deve ser tratada pelos governos como uma prioridade.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

80% dos carros elétricos são vendidos nos países mais ricos da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião