Trump ordena agravamento alfandegário sobre quase todas as importações da China

  • Lusa
  • 11 Maio 2019

Depois do aumento de dez para 25% nas tarifas aplicadas a alguns bens chineses, Donald Trump ordenou outro agravamento dessas taxas. Pequim vai continuar negociações "apesar de alguma fricção".

Os Estados Unidos vão aumentar as taxas alfandegárias sobre praticamente todas as importações provenientes da China, segundo instruções dadas ao representante do Governo norte-americano para o Comércio, Robert Lighthizer.

A informação foi divulgada em comunicado do Gabinete do representante dos EUA para o Comércio (USTR, na sigla em inglês). “O Presidente [Donald Trump] ordenou-nos que começássemos o processo de aumento dos direitos alfandegários sobre quase todo o resto das importações da China [ainda não agravadas], avaliadas em cerca de 300 mil milhões de dólares” (267 mil milhões de euros)”, indicou Lighthizer.

O processo começa na segunda-feira.

Negociações vão continuar “apesar de alguma fricção”, diz Pequim

O vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, afirmou esta sexta-feira, em Washington, que as negociações comerciais com os Estados Unidos vão continuar em Pequim, numa data a acordar, apesar dos obstáculos. “As negociações não falharam, pelo contrário, (os obstáculos são) uma reviravolta normal nas negociações (…) é inevitável” entre os dois países, disse Liu em declarações à imprensa chinesa, após uma ronda de conversações comerciais na capital norte-americana.

As conversações terminaram horas depois do início do aumento de tarifas a mais de 5.000 produtos chineses. A partir de sexta-feira, as tarifas aplicadas a esses produtos aumentaram de 10% para 25%, uma taxa que agora afeta quase metade das importações vindas da China.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou que o aumento das tarifas vai fortalecer os Estados Unidos. Por sua vez, a China lamentou profundamente a decisão dos Estados Unidos e já anunciou que vai ter que tomar “as medidas necessárias” para responder, sem esclarecer quais serão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump ordena agravamento alfandegário sobre quase todas as importações da China

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião