Guerra comercial EUA/China “ameaça crescimento global”, diz o FMI

  • Lusa
  • 9 Maio 2019

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que uma guerra comercial prolongada entre os EUA e a China será “uma ameaça ao crescimento da economia global”.

No dia em que uma comitiva chinesa se encontra em Washington para mais uma ronda de negociações com o Governo americano para tentar encontrar uma solução para o impasse comercial entre os dois países, o FMI chamou a atenção para os efeitos nefastos de um prolongamento da crise.

“Esperamos que haja uma solução rápida para estas negociações”, disse o porta-voz do FMI, Gerry Rice, acrescentando: “Todos perdemos em caso de conflito prolongado”.

O FMI tem alertado, há vários meses, para as consequências de um impasse de longo prazo.

As comitivas dos EUA e da China estão quinta e sexta-feira reunidas para uma nova ronda de negociações, que ficaram dificultadas depois de, no domingo, o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado o aumento de tarifas de 10% a 25% em cerca de 200 mil milhões de euros em importações chinesas, a partir de sexta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guerra comercial EUA/China “ameaça crescimento global”, diz o FMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião