Pedro Marques acusa Paulo Rangel de ser o “candidato fake”

  • Lusa
  • 12 Maio 2019

"Paulo Rangel é um candidato fake. Em dez anos no Parlamento Europeu, não lhe conhecemos nenhum trabalho relevante para Portugal", disse o cabeça de lista europeu do PS.

O cabeça de lista europeu do PS, Pedro Marques, acusou este domingo o “número um” social-democrata, Paulo Rangel, de ser “um candidato fake [falso]” ao Parlamento Europeu (PE), dizendo que não se conhece dele uma única medida favorável a Portugal.

Pedro Marques falava no almoço comício do PS em Mangualde, que antecedeu uma intervenção do candidato socialista à presidência da Comissão Europeia, o holandês Frans Timmerman, na qual, numa nota de demarcação face à direita conservadora, deixou a garantia que o seu bloco político progressista e de centro-esquerda “nunca aceitará que os fascistas cheguem a Governos”.

Tal como em anteriores intervenções, o “número um” da lista europeia do PS procurou traçar um cenário de bipolarização nestas eleições europeias, considerando que de “um lado” estão “os partidos da austeridade” e “do outro” o PS com uma proposta de “novo contrato social” e que pretende aplicar na Europa a solução “alternativa” que tem no Governo português. “Na direita são os mesmos de sempre e a mesma receita do passado: austeridade, cortes e sanções”, insistiu, antes de fazer um ataque direto ao cabeça de lista do PSD.

“Paulo Rangel é um candidato fake. É um deputado que fez um relatório legislativo em cinco anos no Parlamento Europeu. Em dez anos no PE, não lhe conhecemos nenhum trabalho relevante para Portugal, uma medida ou uma ação que tenha melhorado a vida dos portugueses”, afirmou.

Segundo Pedro Marques, como Paulo Rangel “tem invocado os muitos cargos que tem no PPE (Partido Popular Europeu), então será bom explicar qual a razão por que não conseguiu influenciar a sua família política europeia quando foram pedidas sanções com força máxima contra Portugal“. “Essa direita europeia tem de ser sancionada nas urnas”, concluiu.

Depois, o candidato socialista à presidência da Comissão Europeia, Frans Timmermans, disse que ele, António Costa e George Clooney têm duas características em comum: nasceram em 1961 e têm mulheres que lutam pela justiça, pela igualdade de género e pelos direitos sociais. Na sua breve intervenção, o socialista holandês procurou salientar a forma incisiva como, em 2016, junto da Comissão Europeia, o secretário-geral do PS deixou a seguinte mensagem: “Temos de parar a austeridade”. “Tenho de dar resposta às necessidades do meu povo e já”, referiu, citando o primeiro-ministro português.

Após o elogio a António Costa e referências à oposição cerrada que o primeiro-ministro português encontrou da parte do bloco do PPE nas instituições europeias, Timmermans fez um veemente apelo ao voto e procurou traçar uma linha de demarcação face à direita conservadora, partindo do exemplo da constituição do novo Governo na Andaluzia (Espanha). “Uma aliança inaceitável com a extrema-direita. Nós não queremos confrontação e fascismo. Temos um grande desafio na Europa de hoje, que é o de parar o fascismo. Nunca autorizaremos que o fascismo comande”, acentuou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pedro Marques acusa Paulo Rangel de ser o “candidato fake”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião