Produção mundial de petróleo atinge recorde em 2018
Foram produzidos 75,78 milhões de barris de petróleo por dia durante o ano passado. É o valor mais elevado de sempre.
A produção mundial de petróleo atingiu em 2018 um máximo histórico de 75,78 milhões de barris diários, mais 1,6% do que em 2017, devido sobretudo ao aumento da extração nos Estados Unidos.
A informação foi divulgada na segunda-feira pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e respeita ao maior crescimento anual registado desde 2015, sem contar o gás natural liquefeito.
Os EUA foram o maior produtor mundial, com 11 milhões de barris por dia, seguido pela Federação Russa (10,5) e Arábia Saudita (10,3).
A produção norte-americana, impulsionada pelo petróleo de xisto, aumentou 1,6 milhões de barris diários.
Este crescimento da oferta tem mantido os preços da matéria-prima contidos. Apesar de terem chegado perto dos 80 dólares no arranque deste ano, as cotações do petróleo têm vindo a corrigir perante uma produção elevada e a perspetiva de um travão na procura.
Com os receios de abrandamento da economia mundial, em resultado da guerra comercial entre os EUA e a China, o Brent está a cotar nos 60,85 dólares, enquanto o WTI, negociado nos EUA, segue nos 52,98 dólares por barril.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção mundial de petróleo atinge recorde em 2018
{{ noCommentsLabel }}