Juros do crédito para carros novos vai descer, mas aumenta para os usados

Os bancos não podem aplicar juros acima de 16,1% nos cartões de crédito no terceiro trimestre, mantendo o valor em vigor no trimestre atual. Nas restantes finalidades a tendência geral é de descida.

Enquanto os juros dos cartões de crédito vão continuar limitados a um teto máximo de 16,1% no próximo trimestre, nas restantes finalidades de crédito ao consumo, a tendência é decrescente, revela o Banco de Portugal. No caso dos carros novos, no terceiro trimestre a taxa máximos aplicável vai baixar, sendo que será mais caro obter financiamento para um automóvel usado.

Segundo a entidade liderada por Carlos Costa, a taxa de juro máxima que os bancos podem aplicar no financiamento de carros usados sobe para 6%, no caso da locação financeira e ALD, e para 12,4% no crédito com reserva de propriedade. No atual trimestre, os tetos são de 5,9% e 12,3%, respetivamente.

Já no caso dos carros novos, constata-se um decréscimo do teto de juros para 4,7% e 9,6%, respetivamente, no caso da locação financeira ou ALD, e crédito com reserva de propriedade. No segundo trimestre, os limites estão em 4,8% e 9,7%.

Juros dos cartões de crédito estabilizam

Fonte: Banco de Portugal

Também no crédito pessoal com a finalidade de educação, saúde e energias renováveis, o teto de juros cai: dos atuais 6,4% para 6,2%. Já os juros máximos nos outros créditos pessoais vão manter-se fixados nos 13,6%.

(Notícia atualizada às 16h00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros do crédito para carros novos vai descer, mas aumenta para os usados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião