TAP: Administradores do Estado vão criar Comissão para controlar atribuição prémios

  • ECO
  • 8 Junho 2019

O objetivo da criação deste orgão é controlar, nomeadamente, decisões tomadas em matéria salarial, atribuição de bónus e até os métodos de avaliação dos colaboradores da TAP.

Os administradores nomeados pelo Estado para a TAP querem criar uma Comissão de Recursos Humanos para controlar toda a política salarial da companhia aérea. A notícia é avançada pelo Expresso (acesso pago), neste sábado, que explica que o objetivo é controlar, nomeadamente, decisões tomadas em matéria salarial, atribuição de bónus e até os métodos de avaliação dos colaboradores da TAP.

O semanário apurou junto de um administrador da TAP que, não tendo poderes executivos, a constituição deste órgão impedirá que um episódio como o que levou à atribuição de prémios de valores elevados a cerca de 180 trabalhadores se volte a repetir.

À semelhança de outras comissões que já existem, este orgão será presidido por um membro do conselho de administração e funcionará na dependência deste órgão. Na TAP existe já uma Comissão de Estratégia, presidida por Diogo Lacerda Machado e uma Comissão de Auditoria e Matérias Financeiras presidida por Esmeralda Dourado.

A decisão de criar essa comissão representa uma resposta ao comunicado da Comissão Executiva da TAP, que foi divulgado na última sexta feira, onde a equipa de Antonoaldo Neves reafirma a validade do autodesignado “programa de mérito” (que atribuiu os referidos prémios) e avança que este até será reforçado.

Já neste sábado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chamou a atenção para a necessidade de o Estado acompanhar a política de prémios da companhia aérea portuguesa, onde detém 50% do capital. “Tem de acompanhar com cuidado toda a gestão” da empresa, disse Marcelo Rebelo de Sousa, lembrando ainda que “correndo bem ou correndo mal, metade da responsabilidade acionista é dos portugueses”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP: Administradores do Estado vão criar Comissão para controlar atribuição prémios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião