PSD continua em queda nas sondagens. PAN é o único a crescer
A cerca de três meses das eleições legislativas, a maioria dos partidos regista uma quebra nas intenções de voto. Aumenta distância entre o PSD e o PS.
O PSD continua a cair nas sondagens, registando em junho uma queda de quatro pontos percentuais em relação a abril. A três meses das eleições legislativas, todos os partidos sentem uma diminuição nas intenções de voto com exceção do PAN, que cresce depois de conseguir garantir o primeiro eurodeputado, em maio.
O partido liderado por Rui Rio recolhe 23,1% das intenções de voto, no barómetro da Aximage feito para o Jornal de Negócios (acesso pago) e Correio da Manhã, o pior registo desde que assumiu a liderança dos sociais-democratas. Já o PS obteve 35,6%, aumentando a distância entre os partidos para 12,5 pontos.
O Bloco de Esquerda aparece com 9% das intenções de voto nesta sondagem, enquanto o PCP garante 7%. O CDS, que regista uma queda residual de um mês para o outro, consegue 6,6% das intenções de voto. Já o PAN cresce e alcança 4,2% das intenções de voto, menos de um mês depois das europeias.
No que diz respeito aos líderes dos partidos, a avaliação que os portugueses fazem é, maioritariamente negativa. António Costa é o único que aparece com uma nota positiva, de 10,3 valores. Já Rui Rio caiu de uma avaliação de 8,3 valores, em abril, numa escala de 0 a 20, para 6,2 valores em junho.
À esquerda, a avaliação dos líderes dos partidos que apoiam o Governo sobe. A bloquista Catarina Martins avança um ponto para 9,9 e Jerónimo de Sousa cresce dois pontos para 9,2 valores. O líder do PAN, André Silva, faz a primeira aparição nestas sondagens com uma nota de 9,3 valores. No fim da tabela aparece Assunção Cristas, que registou uma queda semelhante a Rui Rio, com uma classificação de 5,4 valores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSD continua em queda nas sondagens. PAN é o único a crescer
{{ noCommentsLabel }}