Obama diz que Guterres já provou ser líder eficaz

  • Lusa
  • 2 Dezembro 2016

O presidente norte-americano Barack Obama recebeu António Guterres na Casa Branca

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse que o antigo primeiro-ministro português António Guterres, que assume o cargo de secretário-geral das Nações Unidas a 01 de janeiro, já provou ser um líder eficaz.

Obama, que recebeu Guterres na Casa Branca, referiu que tê-lo como secretário-geral da ONU será importante numa altura em que os desafios mundiais e a incerteza continuam a aumentar.

António Guterres, por seu turno, expressou o seu “total compromisso” em trabalhar em estreita colaboração com Obama e com o presidente eleito Donald Trump.

Disse que o mundo precisa de uma ONU mais eficaz, também em termos económicos, e com uma abordagem reformista, adiantando estar comprometido com tal objetivo, partilhado pelos Estados Unidos.

Ex-Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Guterres foi eleito em outubro para suceder a Ban Ki-moon.

No início do mês, Guterres já se tinha encontrado com o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, que considerou o secretário-geral designado da ONU o “homem certo para o momento”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Obama diz que Guterres já provou ser líder eficaz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião