EUA preparam coligação para garantir transporte de petróleo no Golfo

  • Lusa
  • 10 Julho 2019

O anúncio surge num cenário de aumento da tensão entre Washington e Teerão, sendo que o objetivo é garantir a liberdade de navegação nos estreitos de Ormuz e Bab al-Mandeb.

Os Estados Unidos estão em conversações com aliados para formar uma coligação que garanta a liberdade de navegação no Golfo Pérsico, sobretudo a petroleiros, face ao aumento da tensão entre Washington e Teerão, avançou um responsável militar norte-americano.

“Estamos em contacto com vários países para ver se conseguimos montar uma coligação que garanta a liberdade de navegação nos estreitos de Ormuz e Bab al-Mandeb”, disse o general Joseph Dunford, chefe do Departamento de Defesa.

A tensão nesta área, por onde é transportado quase um terço do petróleo bruto mundial, atingiu o pico nas últimas semanas, com os Estados Unidos a acusarem o Irão de vários ataques contra petroleiros, e o Irão a abater um drone norte-americano.

“Acho que, provavelmente nas próximas duas ou três semanas, vamos saber que países têm vontade política de apoiar essa iniciativa, e depois trabalharemos diretamente com os militares para identificar as capacidades específicas que possam levar a cabo a medida”, explicou o general Dunford, que é o militar norte-americano mais graduado.

Segundo adiantou, a coligação terá os Estados Unidos como fornecedores de “conhecimento e vigilância marítima” e os países aliados como escolta dos petroleiros.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse em junho esperar que mais de 20 países, incluindo os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita, aceitem trabalhar juntos para garantir a segurança marítima da zona.

“Vamos precisar da participação de todos”, disse Pompeo, dirigindo-se aos militares.

O Presidente, Donald Trump, deseja que esta seja uma operação partilhada “para que não sejam os Estados Unidos a arcar com todos os custos”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA preparam coligação para garantir transporte de petróleo no Golfo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião