Há acordo para expansão do Porto de Sines. Investimento é de 547 milhões

  • Lusa
  • 18 Julho 2019

Está previsto um investimento totalmente privado de 547 milhões para a expansão do Terminal XXI, em Sines. O Terminal é atualmente o maior empregador da região, com mais de mil postos de trabalho.

O Governo e a PSA Sines chegaram a acordo para a expansão do Terminal XXI, por 547 milhões de euros, informou esta quinta-feira o Ministério do Mar. Segundo um comunicado enviado pelo ministério de Ana Paula Vitorino, este acordo, no âmbito da “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026”, vai permitir a concretização da terceira fase de expansão do Terminal XXI, em Sines.

O contrato prevê um investimento totalmente privado de 547 milhões de euros, pela PSA Sines, não só para a expansão do cais de acostagem e os equipamentos necessários para as operações, mas também para a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores.

O Terminal XXI passará a ter uma frente de cais de 1.950 metros, uma área de armazenagem de 60 hectares (atualmente tem 42 hectares), o que vai permitir aumentar a capacidade instalada dos atuais 2,3 milhões de TEU (unidade equivalente a 20 pés) para 4,1 milhões.

Vão ainda ser instaladas mais nove gruas, 30 pórticos de parque e equipamentos de transporte.

O Terminal XXI é atualmente o maior empregador da região, com mais de mil postos de trabalho, sendo que este acordo virá reforçar a criação emprego, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico da região e do país”, pode ler-se no comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há acordo para expansão do Porto de Sines. Investimento é de 547 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião