Portugal regista maior queda nas vendas a retalho. Contraria Europa

  • Lusa
  • 2 Agosto 2019

Portugal teve a maior queda nas vendas a retalho, entre os Estados-membros, no mês de julho. Na UE as vendas a retalho cresceram 1,2%, contrariamente a Portugal que registou uma redução de 0,9%.

Portugal contrariou, em junho, a tendência de subida mensal registada nas vendas a retalho na União Europeia (UE) e na zona euro e teve a maior queda entre os Estados-membros, divulgou esta sexta-feira o gabinete de estatísticas comunitário.

De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, o volume de vendas a retalho cresceu 1,2% na UE e 1,1% na zona euro em junho relativamente ao mês anterior, variação também verificada na comparação homóloga, na qual o índice (ajustado com efeitos de calendário) das vendas a retalho aumentou 2,8% na UE e 2,6% na zona euro.

Em termos mensais, Portugal liderou a lista dos Estados-membros com maior queda neste indicador (-0,9%), seguido pela Irlanda (-0,8%) e pela Eslovénia (-0,5%).

Em sentido inverso, os maiores aumentos mensais registaram-se na Croácia (+6,8%), na Alemanha (+3,5%) e na Polónia (+2,8%).

Já em termos homólogos, relativamente a junho de 2018, a maior diminuição nas vendas a retalho teve lugar na Eslováquia (-0,4), enquanto os maiores acréscimos aconteceram na Croácia (+ 7,4%), na Lituânia e na Roménia (+ 5,7% cada) e em Malta (+ 5,6%).

Face ao mesmo mês do ano passado, Portugal teve uma subida de 4,6% nas vendas a retalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal regista maior queda nas vendas a retalho. Contraria Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião