Segurança Social e médicos estudam clarificação de subsídio por “deficiência”
Ministro do Trabalho e Segurança Social reuniu-se com o bastonário e outros representantes da Ordem dos Médicos para esclarecerem questão que está a dividir os clínicos.
O Ministério da Segurança Social e a Ordem dos Médicos estão a trabalhar em conjunto para esclarecer os termos da atribuição da bonificação por deficiência. O aumento dos pedidos deste subsídio por parte de pais com filhos que usam óculos, ou têm problemas de pele, dentários ou respiratórios, levou Vieira da Silva a sentar-se com o bastonário e os presidentes dos colégios da especialidade de Oftalmologia e de Pediatria da Ordem dos Médicos, avança este sábado o Público (acesso condicionado).
“Dessa reunião saiu o compromisso do Governo e dos representantes dos médicos trabalharem em conjunto de forma a que a atribuição da prestação social “Bonificação por Deficiência” seja clarificada”, diz fonte oficial do ministério citada pelo jornal.
Em causa estão pedidos de pais e familiares de crianças e jovens até aos 24 anos que usam óculos e que reclamam o preenchimento do impresso da Segurança Social que permite o acesso a este subsídio, desde que a informação de que os menores com óculos podem ser incluídos nesta categoria foi posta a circular nas redes sociais e se tornou viral.
O mesmo jornal noticiou em julho que havia crianças a receber um subsídio mensal de 62 euros (bonificação que cresce à medida que a idade aumenta) apenas por usarem óculos de correção. Na altura, o Ministério da Segurança Social defendeu, em comunicado, que a responsabilidade de atestar a deficiência é “da total responsabilidade” dos médicos.
A questão é que a classe médica está dividida em relação a esta matéria, o que levou agora Vieira da Silva a reunir-se com os responsáveis da Ordem dos Médicos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Segurança Social e médicos estudam clarificação de subsídio por “deficiência”
{{ noCommentsLabel }}