Governo junta motoristas e a Antram na terça-feira

Fonte do Governo confirma que está programada uma reunião para a próxima terça-feira que juntará patrões e motoristas.

O Governo confirmou este domingo que está programada uma reunião entre motoristas e patrões para a próxima terça-feira, mas só se os trabalhadores decidirem levantar a greve em curso. “Caso o plenário do sindicato desconvoque a greve, a reunião no MIH, terça-feira, pelas 16h, está confirmada”, disse ao ECO fonte do Governo.

A confirmação surge cerca de duas horas depois do Ministro do Ambiente e da Transição Energética ter avançado que “se de facto, hoje [domingo], o plenário desistir da greve” a reunião com os representantes do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) “será marcada imediatamente”. “Nem vejo razão para que não seja marcada já para amanhã, segunda-feira”, completou.

Os motoristas afetos ao SNMMP foram convocados para um plenário a realizar hoje pelas 16H00, em Aveiras de Cima, e a expectativa é que estes aceitem suspender a greve para que sindicato e Antram possam voltar a sentar-se à mesa das negociações.

Na conferência de imprensa diária para fazer o ponto de situação da crise energética, Matos Fernandes disse ter uma “forte expectativa” de que a greve possa ser desconvocada e que se avance com o processo de mediação. Apelando às partes que cheguem a um entendimento, o ministro do Ambiente disse ver no comunicado da Antram “um bom sinal”, de “disponibilidade para negociar, aceitando a mediação”.

Ao longo deste sábado, motoristas e patrões foram trocando mensagens através dos órgãos de comunicação social, depois da Antram ter dito que estava disponível para aceitar a mediação proposta quinta-feira pelo sindicato. Dando boa nota da posição da associação patronal, o porta-voz dos motoristas respondeu que para que se possa avançar é preciso que as empresas aceitem a posição de princípio negociada com a mediação do Executivo na maratona negocial que começou na sexta-feira à tarde e se prolongou até à madrugada de sábado.

As atenções estão agora totalmente fixadas na reunião de Aveiras, que deverá decidir se aquilo que separa motoristas e patrões é, ou não, um muro intransponível.

(Notícia atualizada às 14H00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo junta motoristas e a Antram na terça-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião