Sonae vende mais e lucra 38 milhões no semestre

O volume de negócios aumentou 11%, com uma forte contribuição da Sonae MC, um "crescimento sólido" na Sonae IM e uma melhoria de desempenho da Worten e Sonae Fashion.

A Sonae lucrou 38 milhões de euros no primeiro semestre do ano. Face ao mesmo período de 2018, representa uma queda de 52,8% pois, nesse período, a venda da Outsystems foi incluída nas contas. Excluindo esse fator, o resultado líquido teria aumentado 24% graças ao reforço do volume de negócios e da rentabilidade operacional.

“A Sonae teve um primeiro semestre muito positivo, com forte crescimento, melhorias de rentabilidade e importantes marcos em termos de gestão de portefólio“, disse a nova CEO, Cláudia Azevedo, em comunicado enviado esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O volume de negócios consolidado da Sonae aumentou 11% para 2.985 milhões de euros, com uma forte contribuição da Sonae MC, um crescimento sólido na Sonae IM e uma melhoria de desempenho da Worten e Sonae Fashion no segundo trimestre.

Já o EBITDA — lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações — cresceu 9,6% para 284 milhões de euros. O investimento ascendeu a 189 milhões de euros (mais 25,3% graças à expansão orgânica e aquisições) e a dívida líquida diminuiu 131 milhões de euros, situando-se atualmente em 1.755 milhões de euros.

A empresa liderada por Cláudia Azevedo destaca ainda que no segundo trimestre do ano a Sonae Sierra Brasil chegou a um acordo final para a fusão com a Aliansce Shopping Centers para criar o maior operador de centros comerciais no Brasil. A par disso, a Sonae IM anunciou o acordo com Mobileum para a venda da WeDo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae vende mais e lucra 38 milhões no semestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião